A Apple liberou nesta quinta-feira, 24, o beta do Mac OS 10.10, lançado com o codinome de Yosemite. Trata-se da primeira versão pública de testes do sistema operacional, que já estava há 2 meses em testes restritos a desenvolvedores registrados. Agora a maioria já pode ter acesso a boa parte das novidades do Yosemite.
Como se trata de uma versão beta, vale ressaltar que ela não estará totalmente polidas e bugs devem e irão surgir. Inclusive, alguns recursos ainda estão faltando, principalmente relacionados à integração com o iOS 8, isso porque o sistema para aparelhos móveis da Apple ainda está longe de ficar pronto.
Quem estiver ciente dos riscos de um beta e mesmo assim quiser testar o que o novo Mac OS tem a oferecer pode se inscrever na página do OS X Beta Program clicando aqui. A Apple informa que é necessário ter ao menos 2 GB de memória RAM e 8 GB de espaço em disco livres para poder instalar o software. Além disso, o computador precisa estar rodando o Mac OS X Mavericks 10.9 antes de efetuar a instalação.
Será necessário se cadastrar usando um Apple ID e aceitar um contrato. Em seguida, basta seguir o procedimento indicado no site para receber a chave de ativação do beta e baixá-lo na Mac App Store e começar a instalação.
Vale ressaltar que é altamente recomendável fazer um backup usando o Time Machine antes de instalar o beta, ou então usar um segundo computador para fazer isso, para evitar dores de cabeça caso alguma coisa dê errado.
Também é bom lembrar que aqueles que instalarem o beta poderão instalar a versão final do software normalmente por cima da edição para testes. A Apple diz que o beta público será atualizado com uma frequência menor que a alternativa para desenvolvedores.
Fonte: Olhar Digital