Muitas vezes chamado de “Google da China”, o Baidu dará mais um passo semelhante à gigante de buscas, pois se prepara para colocar um carro que pode dirigir sozinho nas ruas.
Kai Yu, que dirige o Instituto de Aprendizado Profundo do Baidu, confirmou ao The Next Web que a empresa trabalha no projeto, mas deixou claro que a ideia não é tirar todo o poder do motorista, como pensa o Google.
“Filosoficamente nós temos um olhar fundamentalmente diferente sobre esse tipo de coisa. Eu penso que no futuro um carro não deve substituir o motorista totalmente, mas dar liberdade a ele”, declarou o executivo, que por outro lado esclareceu que o veículo conseguiria dirigir sem intervenção do motorista. “Liberdade significa que o carro é inteligente o suficiente para operar sozinho, como um cavalo, e tomar decisões sobre diferentes situações na estrada.”
Segundo Yu, caso o motorista queira tomar o controle de volta, ele pode. De fato, um pensamento oposto ao do Google, que nem volante quer nos carros.
Os primeiros protótipos só surgirão em 2015, sendo que o foco do Baidu é aumentar a segurança dos pedestres, que por lá costumam circular com imprudência – ainda mais com congestionamentos enormes que ocorrem em cidades como Pequim e Xangai.
Fonte: Olhar Digital