A Intel começou a entrar em detalhes sobre suas novas tecnologias para processadores. A empresa revelou um novo chip chamado Intel Core M, de 14 nanômetros, baseado na arquitetura Broadwell, que seria capaz de alavancar a presença da Intel em dispositivos móveis, principalmente tablets.
O Core M foi pensado para operar em dispostiviso com espessura de até 9 milímetros sem ventilação. Segundo Rani Borkar, vice-presidente da Intel, o produto tem sete vezes mais potência de que os antecessores em tarefas gráficas e duas vezes mais poder para tarefas computacionais comuns.
Em relação a consumo de energia, a empresa fala em dobrar a duração da bateria utilizando baterias que são duas vezes menores do que as que estão no mercado hoje.
Os primeiros aparelhos utilizando o novo chip deverão chegar ao mercado no final do ano, mas outros dispositivos deverão chegar também no início de 2015.
O objetivo é que 40 milhões de tablets estejam utilizando o chip da Intel no ano que vem. A meta é ambiciosa, já a Intel está longe de ser dominante no setor móvel, ao contrário do que acontece nos PCs. Na área de mobilidade, empresas que licenciam a tecnologia da ARM, principalmente a Qualcomm, com seus processadores Snapdragon, são líderes de mercado absolutas.
Fonte: Olhar Digital