A Sony anunciou nesta quarta-feira a revisão de sua estimativa de prejuízo líquido para o ano fiscal que vai até 31 de março de 2015. Antes, a expectativa era de 50 bilhões de ienes e passou a ser de 230 bilhões de ienes, cerca de R$ 5 bilhões.
Segundo a empresa, a alteração ocorreu por causa de um encargo de R$ 3,7 bilhões na divisão de smartphones, área que enfrenta dificuldades na concorrência com Apple e Samsung. Pela primeira vez a empresa não pagará os dividendos ao final do ano fiscal, como alternativa para sobreviver às mudanças do mercado.
Nos últimos dois anos, a Sony enfrenta problemas financeiros. Recentemente a empresa alienou ativou e reduziu sua força de trabalho em 5 mil postos de trabalho. Esta é a sexta vez em que a companhia diminui suas estimativas de lucro em 7 anos.
Em entrevista coletiva, o presidente executivo da Sony, Kazuo Hirai, declarou ainda que 15% dos funcionários da unidade de dispositivos móveis serão demitidos até o final do período, mas a área ainda será mantida como uma das três principais da empresa. Para sobreviver, a estratégia da companhia será reduzir o número de modelos de smartphones médios e focar em linhas premium.
Fonte: Olhar Digital