A fabricante de software corporativo Tibco Software fechou acordo nesta segunda-feira para ser adquirida pela empresa de private equity Vista Equity Partners por 4,3 bilhões de dólares, a mais recente companhia do setor a fechar capital depois de se tornar alvo de investidores ativistas.
A Vista pagará 24 dólares por ação em dinheiro pela Tibco. Isso representa um prêmio de 26 por cento sobre o preço de fechamento de 23 de setembro, um dia antes de a Reuters noticiar que vários candidatos de private equity, incluindo a Vista, estavam competindo pela Tibco.
As ações da Tibco subiam 21,4 por cento, a 23,68 dólares às 15h14 (horário de Brasília).
A Tibco, na sequência das rivais Compuware e BMC Software, é a empresa mais recente a fechar capital. Seu Conselho ficou sob pressão dos investidores ativistas Praesidium Investment Management e Starboard.
A empresa norte-americana desenvolve software que as empresas utilizam em processos como manutenção de estoque e venda cruzada de produtos.
O preço da ação da Tibco caiu 25 por cento nos últimos 12 meses, enquanto os produtos da companhia, inclusive a plataforma de dados Spotfire, têm estado sob pressão competitiva.
A companhia, que vem enfrentando uma queda de receita de software, tem revisto suas opções estratégicas desde 16 de agosto.
As partes disseram que esperam que o negócio, que está sujeito à aprovação de acionistas e reguladores, seja concluído no quarto trimestre.
A Tibco falou com mais de 20 potenciais compradores, de acordo com uma fonte familiarizada com a situação. A empresa pagará 116,7 milhões de multa à Vista se decidir aceitar uma proposta melhor.
Fonte: Reuters