O Banco Santander confirmou a realização da Oferta Pública Voluntária de Permuta de units e ações nesta quinta-feira, 30, em leilão marcado para às 13 horas na Bovespa, pois foram cumpridas todas as condições previstas no edital. A operação visa saída do Nível 2 de governança corporativa da BM&FBovespa. “Assim sendo, o Santander Espanha informa que a partir da presente data a Oferta é irrevogável”, informa em comunicado ao mercado.
Na quarta-feira, 29, as units do Santander fecharam com queda de 6,91%, entre as maiores perdas do Ibovespa. Conforme operadores de mercado, haverá provável perda de liquidez das units após a oferta, já que parte delas vai se transformar em BDR. Com isso, existe a possibilidade de o Santander deixar o Índice Bovespa, o que pode ter levado fundos atrelados ao Ibovespa a se desfazer dos papéis.
Além disso, havia venda de quem não aderiu à oferta, já que os que decidiram participar tinham cinco dias úteis antes da data do leilão (hoje) para viabilizar a transferência de suas units e ações para custódia.
No último dia 16, o Santander Espanha e o Santander Brasil informaram o ajuste na relação de permuta da oferta pública voluntária de permuta (OPA) de units e ações para Saída do Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBovespa. A relação de permuta foi ajustada de 0,70 BDR para cada Unit e 0,35 BDR para cada ação, seja ordinária ou preferencial, para 0,7152 BDR para cada Unit e 0,3576 BDR para cada ação, seja ação ordinária ou ação preferencial.
A oferta para permuta contempla até a totalidade das ações e units que não são de titularidade do Grupo Santander, aproximadamente 25% do capital social do Santander Brasil. A oferta é voluntária e não está condicionada a um nível mínimo de aceitação.
Fonte: Uol