Vendas da VW caem 4% em novembro; no Brasil, Palio supera Gol

vwA Volkswagen informou nesta segunda-feira (8) que as vendas em sua principal marca de carros de passageiros caíram 4% em novembro pela queda da demanda na Europa Oriental e na América Latina, como também pelos efeitos de uma mudança de um importante modelo.

As vendas caíram para 508.400 veículos no mês passado, ante 529.500 um ano antes, segundo a VW. As vendas no acumulado dos 11 meses até novembro tiveram alta de 2% para 5,59 milhões de carros ante igual período do ano anterior.

Foram quase 10 mil dias na liderança absoluta no Brasil. Depois de 27 anos como o automóvel mais vendido do país, o Gol foi destronado pelo Palio no mês passado. Conforme noticiou o iG Carros No dia 17 de novembro, o hatch da Fiat superou o rival da Volkswagen nos emplacamentos acumulados de 2014 – 153.600 unidades contra 153.443 carros, segundo dados da Fenabrave.

A diferença já vinha caindo há quase seis meses consecutivos, resultado de uma equação que inclui o fim da versão G4, mais barata, e do fato de o Palio pode receber airbags e ABS. Com isso, ele aproveitou uma lacuna deixada pelo Gol antigo e pelo irmão Uno Mille.

Mas o Gol já vinha dando sinais de que já não é mais o ‘campeão de vendas’ de antes. E a culpa nem é dele. O modelo, na chamada Geração 5, rompeu com a base original ao utilizar componentes derivados do Polo. A mudança, ocorrida em 2008, ajudou o hatch da Volks a manter a ponta nas vendas por algum tempo. No entanto, a chegada de novos e mais modernos competidores ruiu a base do modelo.

Embora ainda seja o modelo mais vendido em 12 estados – o Palio lidera em outros 11 -, o Gol já virou figurante em mercados mais fortes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o compacto da Volkswagen ocupa a modesta 6ª posição no ranking de vendas.

Fonte: iG