O Lab Educação chegou ao Facebook. O laboratório de testes de ideias inovadoras de ensino, que está sendo desenvolvido por Maria Cláudia Amaro, uma das sócias controladoras da LATAM, e Luiza Barguil, ex-conselheira da Unesco para ciência, tecnologia e inovação, pretende trabalhar a rede como um agregador de pessoas e ideias.
Na página da rede social, as duas idealizadoras do projeto, que tem buscado experiências educacionais por intermédio de jornadas de aprendizagem realizadas ao redor do mundo, compartilham iniciativas avançadas e criativas, além de resumirem conversas e reproduzirem insights dos maiores especialistas do Brasil e do exterior.
A última experiência foi a participação no South by Southwest (SXSW 2015), um dos mais importantes do mundo no universo da inovação em educação, em Austin, no Texas (EUA), onde foram fazer contatos com especialistas na busca de novas ideias.
Educação empreendedora, os movimentos que defendem o aprender fazendo (chamados de Maker Movement e Do-It-Yourself Movement), e debates sobre o estímulo às habilidades socioemocionais e da formação de cidadãos digitais foram temas abordados durante o evento e estão no radar do LAB Educação.
Um exemplo, segundo Luisa Barguil, é o critical making, apresentado por Rosanne Somerson, da Rhode Island School of Design, e definido como a “integração do aprender fazendo”, normalmente é mais associado às engenharias e ciências, ou ao pensamento estético e artístico, relacionado às artes.
O projeto Lab Educação une a riqueza do conteúdo com o resgate do prazer de aprender e de descobrir o mundo e as pessoas à nossa volta por meio da educação. Tudo isso com um foco bem mão na massa, ou seja, na prática, gerando informação e referência para projetos que querem transformar o dia a dia da sala de aula e levar às escolas a realidade do século 21.
Fonte: Da Redação