Pela segunda vez, o Brasil é representado no Fly Your Ideas, desafio da Airbus em parceria com a Unesco. O prêmio para o primeiro colocado é de €30.000.
O FYI tem como objetivo inspirar a próxima geração de inovadores e oferecer oportunidades de experimentar o ambiente da indústria de aviação. Para chegar a este nível da competição, que recebeu mais de 500 projetos de todo o mundo, a equipe RETROLLEY abordou a questão da redução da produção de lixo durante o voo.
O projeto propõe diminuir o tempo levado para a coleta e separação dos materiais após o voo, otimizando o tempo de operação das companhias aéreas, especialmente em voos de curta duração. O carrinho, criado sob medida pela equipe, pode separar o lixo de forma inteligente e reciclá-lo, o que minimiza o volume de metal, papel e plástico e ainda coleta fluídos residuais. Com isso, o peso do equipamento da cozinha pode ser reduzido em até 30 kg, o que diminui o consumo de combustível e oferece mais espaço para lanches e bebidas nos voos.
As ideias foram relacionadas aos desafios propostos pela Airbus, com o intuito de desenvolver soluções sustentáveis no futuro, quando as pessoas, o crescimento e a eficiência serão o foco da indústria da aviação.
No dia 27 de maio, as cinco equipes finalistas – que representam Brasil, China, Japão, Holanda e Reino Unido – apresentarão seus projetos para a Airbus e seus especialistas, em Hamburgo (Alemanha). O prêmio é de €30.000 para o primeiro colocado na grande final da Fly Your Ideas.
Bicampeonato
O Brasil disputará a final da competição pela segunda vez consecutiva. Em 2013, A equipe LEVAR, da USP, foi a grande vencedora da Fly Your Ideas. Ela considerou a sustentabilidade das pessoas que trabalham no setor e propôs um sistema de carregamento e descarga de bagagens para compartimentos de carga em aeronaves para reduzir a carga de trabalho dos funcionários que lidam com malas nos aeroportos, com uma solução de estofamento a ar inspirada por mesas de hóquei.
Fonte: Consumidor Consciente