Lucro da Gazprom salta 71% com rublo fraco e preços robustos

GazpromA maior produtora de gás da Rússia, a Gazprom, superou expectativas com um salto de 71 por cento no lucro líquido do primeiro trimestre, após a fraqueza do rublo mais que compensar uma queda no volume de vendas para a Europa.

Os preços da Gazprom pelo gás vendido para a Europa estão ligados aos do petróleo, mas uma diferença temporal de diversos meses fez com que as vendas nos três meses até 31 de março fossem realizadas em preços ligados ao petróleo a quase duas vezes o seu nível de janeiro, de cerca de 50 dólares o barril.

Embora sanções ocidentais em resposta às investidas russas na Ucrânia tenham resultado em uma queda de 16 por cento no volume de vendas europeias da Gazprom, a receita com exportação subiu 12 por cento, a 543 bilhões de rublos (8,42 bilhões de dólares).

O fato de o rublo ter perdido cerca de metade de seu valor desde o ano passado levantou o lucro do grupo para 382,1 bilhões de rublos, ante 223 bilhões de rublos no mesmo período do ano passado e frente à média das previsões de analistas de 348 bilhões de rublos.

Analistas consultados pela Reuters disseram que os resultados do primeiro trimestre devem ser os mais fortes da Gazprom para o ano, já que os preços têm declinado continuamente em linha com os valores mais baixos do petróleo.

Fonte: Reuters