5 coisas que você não deve comprar antes da Black Friday

Além da sexta-feira, que é a data original, muitas varejistas aproveitam o endosso das compras para também oferecer descontos na segunda-feira posterior, conhecida como “Cyber Monday”. Assim, problemas com grandes filas ou queda de servidores em sites podem ser evitados.

Para melhor aproveitar as promoções, é importante selecionar previamente os produtos de interesse e pesquisar os valores atuais dos mesmos, evitando cair nos falsos descontos – apelidados de “black fraudes”.

Outro cuidado a se tomar é com itens que podem acabar muito rapidamente pela alta procura: como algumas varejistas começam a dar descontos pontuais mesmo antes da semana do dia 25, nem sempre é boa ideia esperar para comprar peças de roupas e tênis previamente selecionados, já que os tamanhos podem esgotar em poucos minutos de promoção.

Usando como base os maiores descontos das edições anteriores no Brasil e pesquisas realizadas ao redor do mundo, o InfoMoney separou uma lista de itens que você realmente não deve comprar nas próximas duas semanas. Confira:

1. Eletrodomésticos

Indispensáveis e caros, eletrodomésticos devem ser pesquisados exaustivamente antes de comprados. E a Black Friday costuma oferecer bons descontos nesses itens.

Em 2015, a categoria foi a que mais faturou, de acordo com o site Busca Descontos, arrecadando mais de R$ 370 milhões no total. Segundo o Zoom, o item com maior desconto na edição passada em todas as categorias foi o desumidificador de ar, com 70%.

2. Laptops

Assim como os eletrodomésticos, computadores estão entre os itens mais vendidos das últimas edições da Black Friday. Uma pesquisa de intenção de compra do Zoom apontou que 26% dos consumidores pretende comprar notebooks na data.

3. Smartphones

Cinquenta e oito por cento dos compradores procurará por ofertas em celulares e smartphones na Black Friday. Historicamente, os maiores descontos são encontrados em aparelhos lançados em anos anteriores, mas edições mais recentes da promoção mostraram quedas nos preços de celulares novos também.

4. Jogos

Games de Nintendo DS tiveram desconto de 63% no ano passado, segundo o Zoom. Os de PSP, de 55%. Muito procurados como presente de natal, jogos e brinquedos no geral são oferecidos com descontos atrativos pelas varejistas que não querem perder clientes.

5. Passagens e pacotes de viagens

Sites renomados de passagens aéreas e pacotes de viagens fazem boas promoções na data – e costumam aumentar os preços logo depois da Black Friday. Se tiver intenção de viajar e disponibilidade de datas, pode valer a pena segurar essa compra.

Fonte: Reuters