O ligeiro crescimento da demanda por materiais de construção no terceiro trimestre deste ano não foi suficiente para recuperar a forte queda nas vendas no primeiro semestre, avaliou a fabricante de coberturas, louças e metais sanitários Eternit, em relatório sobre os resultados encerrados em setembro.
O volume de vendas do mineral crisotila foi de 76,6 mil toneladas no trimestre, leve queda de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento de telhas e concreto sofreu retração de 10,9%, para 1,2 milhão de metros quadrados. Já o volume vendido de fibrocimento, incluindo soluções construtivas, aumentou em 7,5%, para 232,8 mil toneladas .
No mercado interno, o consumo do amianto da empresa recuou 6,9% no terceiro trimestre. A relativa estabilidade de vendas, diz a empresa, se deu pelo aumento de 6,5% dos negócios com o exterior, por conta da retomada gradual do mercado asiático.
Os investimentos da empresa foram de R$ 35 milhões, aumento de 59,4% em relação aos três meses finalizados em setembro de 2013. Nos primeiros nove meses deste ano, os investimentos da Eternit somaram R$ 79 milhões, aumento de 12,5% em relação ao ano passado. Desse montante, 52% foram destinados a novos negócios e 27% a investimentos correntes.
Otimismo para o quarto trimestre
A fabricante de coberturas, louças e metais sanitários Eternit está otimista quanto ao desempenho das vendas no último trimestre de 2014, por conta do aumento sazonal de vendas que, historicamente, acontece com a proximidade das festas de fim de ano.
No entanto, a companhia reitera que é preciso estar ciente do atual quadro da economia, com baixo crescimento, inflação alta e expectativa de que o ritmo de expansão deste ano seja moderado em relação a 2013.
Fonte: Bol