Passadas as festas de réveillon, é hora de se concentrar na diversão — ao menos para a garotada. Janeiro é o mês de férias e há uma gama de atividades para não deixar ninguém parado e nem em frente a telas — só quando elas fizerem parte da brincadeira. Tem brincadeira ao ar livre, exercícios físicos, literatura, oficinas, dança e muito mais. Alguns espaços ainda oferecem programação especial para ser aproveitada ao lado de toda a família, inclusive com os adultos. Há opções gratuitas e preços promocionais, e é necessário ficar atento aos prazos de inscrição e disponibilidade de vagas.
Off-line: Atividades nas férias são alternativa para driblar telas; confira opções em Niterói Para todo mundo: De oficinas de culinária a aulas de surfe: veja 11 opções de colônias de férias na Barra da Tijuca
Projeto Botinho
A colônia de férias realizada pelo Corpo de Bombeiros será realizada de 15 a 26 de janeiro, em parceria com o Sesc RJ, com um total de 5 mil vagas, mil a mais do que nas edições anteriores. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas nesta quinta-feira, dia 4, às 8h, através do site da corporação (cbmerj.rj.gov.br). Quem não tiver acesso à internet pode recorrer a um quartel do Corpo de Bombeiros para suporte.
O Projeto Botinho é destinado a crianças de 7 a 17 anos de todo o estado do Rio de Janeiro. As atividades são realizadas das 8h às 11h em cerca de 30 praias fluminenses e contam com exercícios físicos na areia, instruções sobre as condições do mar, primeiros-socorros e conservação ambiental, entre outros. Os alunos são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 10 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 17 anos. Ao fim de duas semanas, os participantes recebem um certificado e demonstram o que aprenderam ao longo do curso.
No processo de inscrição on-line, os responsáveis deverão selecionar a turma e o polo (praia) de interesse, preencher a ficha de cadastro do menor de idade e fazer o upload dos seguintes documentos: RG e CPF do responsável, Certidão de Nascimento ou RG do menor, além de uma foto da criança. Os inscritos vão receber um e-mail de confirmação com instruções para a impressão, preenchimento e entrega presencial de outros documentos, como atestado médico, nos dias 8 e 9 de janeiro. Esse passo é imprescindível para garantir a vaga e a participação no projeto. Confira aqui o endereço dos 29 pontos de atividades do Projeto Botinho.
Carnaval 2024: quer cair no samba e ver de perto as rainhas de bateria do Rio? Confira o calendário dos ensaios de rua deste fim de ano
Sesc RJ
Desde dezembro estão abertas as inscrições para o público geral que queira aproveitar a colônia de férias do Sesc. Com vagas limitadas, no momento, ainda é possível se inscrever nas unidades Ramos (capital); Niterói; São Gonçalo; Barra Mansa, Nova Friburgo, Nogueira (Petrópolis) e Grussaí (São João da Barra). Podem participar crianças de 6 a 12 anos. As atividades serão realizadas de 16 a 26 de janeiro, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira. A taxa de inscrição varia a partir de R$ 170. São oferecidas vagas gratuitas para o público beneficiado pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).
A programação foi desenvolvida com ações que estimulem as crianças no desenvolvimento de habilidades pessoais, na melhoria da relação com o outro e para exercitar diferentes inteligências na solução de problemas cotidianos. Entre as atividades estão vivências, jogos, teatro, música, jogo da memória, plantio de mudas, xadrez, dominó, quebra-cabeça, pinturas e desenhos, oficinas de libras e idiomas, dancinhas de TikTok, além de experimentações esportivas.
As inscrições devem ser feitas diretamente nas unidades com vagas. Os documentos necessários para inscrição são: carteira do Sesc, se tiver; cópia de RG do responsável; cópia certidão de nascimento ou RG do menor; comprovante de residência; atestado médico atualizado; 2 fotos 3×4 e pagamento da taxa conforme categoria.
Vila Olímpica carioca recebe colônia de férias — Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Esporte
Vilas Olímpicas e parques
As Vilas Olímpicas, o Parque Radical de Deodoro e o Parque Olímpico estão com inscrições abertas para as colônias de férias de janeiro. A programação com duração de duas semanas, de 16 a 26 de janeiro, terá aulas de vôlei, futebol e modalidades aquáticas, entre outras. O número de vagas será estabelecido conforme a demanda.
Férias escolares: veja as atrações dos shoppings da Zona Norte para as crianças
As atividades serão de terça a sexta-feira. Para a inscrição de menores de 18 anos é necessário apresentar cópias do documento de identidade da criança e do responsável e de um comprovante de residência. A solicitação deve ser feita pelo responsável legal. O atendimento ocorre na secretaria dos equipamentos esportivos, confira aqui quais são.
Colônia literária
A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, abre suas portas para contação de histórias dos autores Júlio Emílio Braz e Silvia Castro, seguida de oficinas literárias ligadas ao tema do dia. Os encontros serão realizados na próxima semana, de 16 a 19, sempre das 15h às 17h, sendo voltados para crianças de 4 a 12 anos.
As atividades, todas gratuitas, serão na Sala de Leitura, e os pequenos participantes devem estar acompanhados dos responsáveis. Serão oferecidas oficinas de escrita, ilustração, desenho e origami, além de entrevista com os autores sobre as obras e bate-papo sobre os temas centrais, como afeto, meio-ambiente e alimentação. A programação completa pode ser conferida no site da Cidade das Artes.
Museu de Amanhã tem programação nas férias — Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo
Férias no museu
O Museu do Amanhã tem programação especial (e gratuita) neste mês, com encontros às terças-feiras, aos sábados e domingos. As atividades contemplam os pequenos curiosos de 0 a 14 anos, com encontros temáticos, com encontros pela manhã e à tarde. As inscrições para garantir a vaga podem ser feitas no site do museu.
E para a família toda, tem o Trilhar os Amanhãs, na próxima terça-feira, dia 9. Durante o percurso pela exposição, uma educadora ou um educador do museu conversa sobre conceitos e temas diversos sobre o impacto das ações humanas sobre o planeta. Nesta data, as visitas gratuitas, com cerca de 1h30 de duração, serão realizadas às 11h e às 12h30.
Obras gigantes e labirinto de espelhos: veja como será a mostra de arte inflável ‘Blow up’, que chega ao Rio
Férias no CCBB
Cinema: Um dos destaques do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) para este mês é a mostra “Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil”, com exibição de filmes de oito países. Até 28 de janeiro, sempre de quinta-feira a domingo. A programação completa, com sinopses, horários e classificação, pode ser conferida no site do CCBB.
Oficinas: O CCBB Educativo – Lugares de Culturas oferece atividades gratuitas para toda a família, com classificação livre. Em “Pequeníssimas mãos – Nossas cores”, crianças a partir de dois anos e seus pais são convidados a participar de uma vivência cheia de cores. Partindo da leitura de uma história e ajudando as crianças a descobrirem os efeitos da luz em objetos coloridos.
Na atividade “Hora do Conto”, crianças, a partir de 3 anos, podem ter contato com histórias da cultura popular e da literatura universal apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. Aos sábados e domingos, às 13h. E para dar asas à imaginação, mesmo que na tela, no Laboratório de Artes são desenvolvidas atividades práticas de artes visuais, para crianças a partir de 3 anos. Sábado, às 12h e às 16h, e domingo, às 11h, às 12h e às 16h. Mais informações aqui.
Teatro: No palco, a criançada pode acompanhar o trabalho de Arian, que tem como missão vigiar o sol para que ele não se ponha, no espetáculo “À Beira do Sol”, de classificação livre. Já “A Inquilina” fala da história de dois mundos que se encontram, quando uma típica dona de casa da zona rural norte-americana – conservadora, solitária e sem perspectivas –, que aluga um quarto de sua casa para Robyn, uma novaiorquina cosmopolita, lésbica e vegana, à procura de sossego para recomeçar sua vida. Classificação, 14 anos. As duas peças ficam em cartaz até fevereiro.
Exposição: Em Tesouros Ancestrais do Peru, o público é convidado a conhecer artefatos milenares, com muitas peças em ouro, cerâmica, bronze e tecidos. Já em Década dos Oceanos – 1° Mostra Nacional de Criptoarte, o público é convidado a pensar sobre sustentabilidade. O que se espera de 2024 para os oceanos? Além disso, a mostra exibe trabalhos feitos com tecnologia NFT e blockchain, chamando atenção para o uso de novas ferramentas digitais.
Firjan Sesi
De 15 a 26 de janeiro, unidades do Centros de Promoção da Saúde Firjan SESI, no estado do Rio, recebem a colônia de férias para crianças de 4 a 14 anos. A programação terá atividades física, esportiva e aquática, entre elas, oficinas nas temáticas de saúde e estímulo aos hábitos saudáveis, como culinária e alimentação saudável, mindfulness kids, dança, construção de instrumentos musicais, futebol e vôleibol.
Nesta edição da colônia, as atividades serão realizadas no período das 13h às 17h em todas as unidades, sendo elas: Rio de Janeiro (Jacarepaguá e Vicente de Carvalho), Barra Mansa, Campos, Caxias, Friburgo, Itaperuna, Jacarepaguá, Macaé, Nova Iguaçu, Pádua, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, Três Rios, Vicente de Carvalho e Volta Redonda. As inscrições devem ser feitas até o dia 12.
AquaRio, na Gamboa, tem preço promocional até 15 de janeiro para nascidos e residentes no estado do Rio — Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo/Arquivo
Promoção no AquaRio
Até o dia 15 de janeiro, moradores e nascidos no estado do Rio de Janeiro vão ter um refresco no valor do ingresso para o AquaRio, com entrada a R$ 99. É preciso apresentar documento de identidade ou comprovante de residência. A promoção não é válida para os ingressos de meia entrada. Até 4 de fevereiro, o espaço, na Praça Muhammad Ali, Gamboa, tem horário diferenciado, com funcionamento das 9h às 18h (com entrada ao circuito de visitação até as 17h). Os ingressos podem ser comprado on-line, no site do aquário.
O aquário marinho possui 26 mil metros quadrados com mais de 4 milhões e meio de litros d’água. No espaço, vivem mais de 10 mil animais de mais de 360 espécies do Brasil e do mundo, divididos em mais de 40 recintos.
Luau no planetário
O Planetário do Rio, na Gávea, na Zona Sul da capital, reabre as portas neste sábado, às 10h, após uma pausa para obras. A programação retorna com uma novidade: às quartas-feiras será realizado um luau, sempre às 19h. O primeiro encontro para observar o céu, no entanto, é neste fim de semana. Astrônomos vão acompanhar a atividade para dar explicações sobre o que é visto.
O espaço oferece exposições permanentes e sessões de cúpula com os temas “Brincando entre estrelas” e “Uma aventura no Planetário”. Os ingressos para o Museu do Universo custam R$ 20 e R$ 40 (Museu do Universo + Sessão de Cúpula).
Para gastar energia
Na Bodytech, as atividades são propostas por profissionais de Educação Física, e incluem diferentes esportes, como os aquáticos, e oficinas culturais , educativas e artísticas, para crianças a partir de 3 anos. Além disso, a rede vai explorar o tema profissões, destacando a importância de várias delas, a fim de proporcionar a compreensão sobre as diversas opções de carreira. Na Bodytech Cittá, a programação vai de 8 a 26 de janeiro, para a faixa etária de 3 a 11, nos períodos manhã, tarde ou integral. A diária é R$ 140, enquanto uma, duas e três semanas custam R$ 369, R$ 534 e R$ 691, respectivamente. Já a unidade do Península só terá atividades à tarde, com os mesmos valores e em igual período.
Pequeno cineasta
Daniela Gracindo, neta de Paulo Gracindo e Lima Duarte e filha de Gracindo Junior e Débora Duarte, promoverá a oficina Pequeno Cineasta para crianças de 8 a 13 anos (das 9h30 às 13h) e jovens a partir de 14 (das 14h30 às 18h), entre os dias 8 e 13 de janeiro, no campus Tom Jobim da Estácio (Avenida das Américas 4.200, Barra). Os alunos irão aprender a roteirizar, dirigir, decupar, produzir e materializar sua criatividade em um filme que, ao final do projeto, será exibido no telão da unidade. As inscrições devem ser feitas pelo site da oficina.
Aprendizado de francês
As férias também podem ser o momento de começar a aprender um novo idioma. Durante este mês, criandas de 6 a 10 anos podem estudar francês junto a brincadeiras e oficinas na Aliança Francesa, na unidade de Botafogo. O público-alvo são os pequenos sem nenhum conhecimento ou recém iniciados no idioma francês. Nas oficinas temáticas serão estimulados os cinco sentidos com música, gastronomia, artes plásticas, relaxamento, entre outras atividades.
De dia 15 a 19 de janeiro será a vez das crianças descobrirem o idioma. Já de 22 a 26 de será a vez dos que já têm algum conhecimento prévio em francês. A inscrição, no valor de R$ 600, pode ser feita pelo site.
Mais recente Próxima