IR 2024: Receita Federal já alerta sobre sites e aplicativos falsos

Tão logo a Receita Federal abriu o prazo para o entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024 (ano-base 2023), os golpistas já entraram em ação. Desde a última sexta-feira (dia 15), os contribuintes já podem prestar contas ao Leão. Mas, nesta época, a atenção deve ser redobrada, pois já surgiram sites ou aplicativos falsos sobre o assunto.

Viu isso?: Autovistoria de gás canalizado está de volta: Agenersa reabre prazo para procedimento; veja o calendário e tire suas dúvidas Saiba mais: Licença-menstrual, vale-Uber e mais: veja o que as empresas oferecem para atrair e reter talentos

Leia Mais

Segundo a Receita, já foram identificadas páginas fraudulentas e campanhas maliciosas que induzem os usuários a instalar apps falsos, tanto para dispositivos móveis com sistema Android quanto para aparelhos com sistema iOS. O alerta foi feito pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).

Recomendação

Por isso, a recomendação é que o cidadão baixe somente o programa de declaração disponível no site da Receita Federal. Nesta página, também é possível fazer a declaração on-line. Já o aplicativo está disponível neste link para Android, e neste link para IOS.

Além disso, esclarece o CTIR Gov, todas as informações sobre o Imposto de Renda estão disponíveis nesta página.

Limitações

A declaração on-line ou via aplicativo para celulares e tablets têm algumas limitações. Se não for possível fazer a declaração por um destes canais, baixe o programa e instale no seu computador, disponível neste endereço.

Mais recente Próxima Autovistoria de gás canalizado está de volta: Agenersa reabre prazo para procedimento; veja o calendário e tire suas dúvidas