Reguladores antitruste da União Europeia aprovaram nesta quarta-feira a oferta de 1 bilhão de dólares da Hutchison Whampoa pela unidade irlandesa da Telefónica, depois que o grupo de Hong Kong aceitou medidas para auxiliar concorrentes menores na Irlanda.
A Hutchison, controlada pelo homem mais rico da Ásia, Li Ka-shing, está buscando fortalecer sua posição na Europa, onde opera em seis países.
A companhia, com a quarta maior rede móvel na Irlanda, comprará a segunda maior operadora do país, a O2 Ireland, mas ainda ficará atrás da líder do mercado, a Vodafone.
A Comissão Europeia disse que a Hutchison terá que vender até 30 por cento da capacidade de rede da companhia combinada para duas operadoras virtuais de redes móveis, que oferecem serviços por meio do uso das redes de concorrentes.
A companhia também terá que alienar cinco blocos do espectro nas faixas de 900 MHz, 1800 MHz e 2100 MHz às operadoras virtuais em uma etapa subsequente, e continuar um acordo de compartilhamento de rede com a terceira maior operadora da Irlanda, a eircom.
Fonte: Uol