Julho marca o início do segundo semestre, período em que a Apple costuma lançar novas versões do seu smartphone. Como sempre, a marca da maçã não nega nem confirma que está trabalhando na sexta versão do seu iPhone. E, enquanto isso, os rumores só aumentam. Um dos boatos mais fortes é de que a Apple estaria correndo atrás dos concorrentes e preparando um smartphone de tela grande: 5.5 polegadas.
Desde que foi lançado, o iPhone pouco mudou no quesito display. Até o 4S, o aparelho sempre teve tela de 3.5 polegadas. Foi somente no iPhone 5 que as dimensões aumentaram um pouco e o aparelho passou a ter 4 polegadas. Enquanto isso, o Galaxy S5, da Samsung, maior concorrente da Apple na categoria, já tem 5.1 polegadas e uma linha do que se convencionou chamar de phablet – smartphone que parece um tablet. O mais recente smartphone da série, o Galaxy Note 3, tem tela de 5.7 polegadas.
As telas grandes não são um modismo, mas uma tendência mundial que começou na China e rapidamente atingiu outros países e que veio para ficar. É o que diz uma pesquisa recente da Kantar, consultoria em conhecimento do consumidor.
De acordo com a consultoria, o público adolescente e jovem adulto, de 16 até 34 anos, é o grande consumidor de smartphones no Brasil. Para estes usuários, o tamanho da tela dos aparelhos vem ganhando importância ano após ano. Em 2012, 38% dos consumidores tinham celulares com telas de até 2.9 polegadas, já em 2013 o número caiu para 15%. Em contrapartida, as telas de 4 a 4.4 polegadas ganharam mais admiradores, de 7% no ano anterior, passaram a 19% em 2013.
Fonte: Ig